Ir para o conteúdo
  • Blog
  • Strains
  • Relatórios
  • E-books
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Blog
  • Strains
  • Relatórios
  • E-books
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Cursos
  • Quem Somos

Skincare no inverno: Aprenda a cuidar da sua pele 

Foto de Bianca Lemes

Bianca Lemes

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

  • outubro 19, 2024
Quando as temperaturas começam a cair, usamos todos os artifícios para melhorar o aspecto da pele, mas nesses momentos é preciso ter cuidado para não a machucar. Por esse motivo, vamos explicar como fazer a skincare no inverno!

Muita gente já é adepta aos cuidados da skincare diariamente ou rotineiramente, mas ainda existe muitas pessoas que não gostam ou não tem o hábito de cuidar da pele. No entanto, quando as temperaturas baixas chegam, a tendência da nossa pele é ressecar e ficar com um aspecto de descamação. 

Se você passa por isso toda vez que o inverno chega, leia nosso conteúdo completo para descobrir como cuidar da sua pele de acordo com as suas necessidades para não ter mais problemas com descamações, vermelhidões ou alergias de pele. 

O que é skincare? 

O conceito de skincare refere-se a um conjunto de práticas e produtos utilizados para cuidar da pele, visando mantê-la saudável, protegida e com uma aparência radiante. As principais metas do skincare incluem: 

  • Limpeza; 
  • Hidratação;
  • Proteção;
  • Tratamento de preocupações específicas, como acne, envelhecimento, manchas e rosácea.  
Skincare

Cada uma dessas etapas é essencial para garantir que a pele esteja em seu melhor estado. A abordagem ao skincare pode variar dependendo do tipo de pele de cada pessoa. Nos próximos tópicos abordaremos os tipos de pele e seus cuidados. 

Quando as temperaturas caem, a rotina de cuidados de pele precisa mudar, pois o ressecamento demanda outras abordagens e produtos específicos. Esse efeito na pele ocorre devido a vários fatores, como banhos em águas quentes, falta de transpiração no corpo diminuindo a lubrificação da pele e o clima que tende a ser mais seco. 

As palavras mágicas para essa temperatura é hidratação e uma boa rotina de skicare, além de evitar contato da pele do rosto com água muito quente. 

Como cuidar da pele no inverno? 

A jornada do autocuidado envolve muitos aspectos da nossa vida, incluindo a pele. É preciso estabelecer uma rotina diária, de acordo com o seu tempo disponível, as necessidades da sua pele e o quanto você pode investir financeiramente.  

O ideal é ter o acompanhamento com um profissional dermatologista, mas vamos passar algumas dicas do que você pode fazer no dia a dia, principalmente no inverno: 

  • Hidratação: Use um bom hidratante, preferencialmente mais espesso, como cremes ou pomadas. Aplique logo após o banho, enquanto a pele ainda está um pouco úmida. 
  • Limpeza suave: Escolha um sabonete ou gel de limpeza hidratante. Evite produtos muito agressivos que podem remover os óleos naturais da pele. 
  • Evite banhos muito quentes: Embora sejam confortáveis, banhos quentes podem ressecar ainda mais a pele. Prefira água morna e limite o tempo de banho. 
Tipos de pele
  • Exfoliação: Faça esfoliações suaves uma vez por semana para remover as células mortas, mas evite esfoliantes muito abrasivos. 
  • Uso de umidificadores: Umidificadores ajudam a manter a umidade do ar, evitando que a pele se resseque. 
  • Proteção solar: Mesmo no inverno, o sol pode causar danos à pele. Use protetor solar diariamente. 
  • Alimentação equilibrada: Consuma alimentos ricos em ômega-3, vitaminas e antioxidantes, como frutas, vegetais e peixes, que ajudam na hidratação da pele. 
  • Água: Beba bastante água para manter o corpo e a pele hidratados de dentro para fora. 
  • Cuidados com os lábios: Use um bom protetor labial para evitar rachaduras e ressecamento. 
  • Consulta a um dermatologista: Se a sua pele estiver muito ressecada ou irritada, consulte um especialista para recomendações personalizadas. 

Com essas dicas simples, você poderá potencializar a sua pele, deixando seu aspecto menos ressecado e machucado por causa das baixas temperaturas. 

Tipos de pele e cuidados com a sua skincare

Saber os cuidados que devem ser tomados durante o inverno é excelente, mas de nada adianta aplicar diferentes técnicas e produtos se você não souber qual é o seu tipo de pele. Por isso, vamos abordar quais os tipos mais comuns e como você deve cuidar. 

  1. Tipo de pele normal 

Esse tipo de pele costuma ter uma textura mais equilibrada, sem excesso de oleosidade ou ressecamento. Para quem tem a pele normal, os cuidados no inverno não costumam alterar tanto. 

Continue fazendo a rotina de limpeza e hidratação, utilizando produtos leves e hidratantes. Além disso, exfolie suavemente uma vez por semana, para dar aquele aspecto de saudável para a sua pele. Isso vale tanto para o rosto quanto para o corpo. 

  1. Tipo de pele seca 

No caso de pessoas que tem a pele mais seca, pode apresentar descamação, sensação de aperto e até vermelhidão. Os cuidados devem envolver o uso de hidratantes mais pesados e emolientes. 

Além disso, você pode aplicar óleos vegetais ou cremes nutritivos para selar a umidade. Evite o uso de sabonetes agressivos e opte por produtos que contenham ingredientes como glicerina e ceramidas. 

  1. Tipo de pele oleosa 

Para quem tem a pele mais oleosa, costuma ter um aspecto com poros dilatados e tendência a acne. Você pode utilizar gel ou loções hidratantes oil-free. Escolha esfoliantes suaves para controlar a oleosidade. 

Ainda, continue usando protetor solar, mas preferencialmente em gel ou com efeito mate para não dar a sensação de muito brilho na pele. 

  1. Tipo de pele mista 

A pele mista tem como característica ter áreas oleosas – geralmente na zona T como testa, nariz e queixo – e áreas secas. 

Os cuidados devem envolver o uso de hidratantes que equilibrem a oleosidade, como cremes em gel. O ideal é tratar as áreas secas com produtos mais ricos, mas mantenha a limpeza nas áreas oleosas. 

  1. Tipo de pele sensível 

Se você não conhecia esse tipo de pele, muita gente costuma ter sensibilidade, com tendência a vermelhidão, coceira e irritações. 

Para a pele sensível, o cuidado deve ser com produtos hipoalergênicos e sem fragrância. Hidrate com cremes suaves que contenham ingredientes calmantes, como aloe vera ou camomila. Além disso, evite esfoliantes agressivos e produtos que contenham álcool.  

  1. Tipo de pele acneica 

Por fim, para as pessoas com pele acneica, a presença de craves e acne costuma estar associada a pele oleosa. Por isso, use produtos não comedogênicos e específicos para peles acneicas. 

Mantenha uma rotina de limpeza regular, mas evite exagerar para não irritar a pele, além de hidratar com fórmulas leves e oil-free. 

Cada tipo de pele tem as suas particularidades, então se você estiver pensando em investir em produtos, analise qual é o seu tipo de pele para fazer o tratamento ideal. Outro tratamento natural pouco abordado, mas que é excelente para a pele, é o uso de cannabis. Ficou curioso? Vamos explorar mais esse tópico! 

Cannabis e pele 

A cannabis medicinal tem se mostrado uma ótima alternativa para quem deseja cuidar mais da pele de forma natural. Para quem não sabe, a cannabis é uma planta que possui inúmeros efeitos terapêuticos, por meio da sua interação com o sistema endocanabinoide, que regula e modula o nosso sistema interno. 

Cannabis e skincare

O CBD, composto ativo encontrado na cannabis, é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ser benéficas para a saúde da pele. Além disso, o uso da planta pode ser uma excelente opção para quem tem ansiedade, depressão e outras condições médicas mentais, que podem afetar a pele. 

Outro ponto positivo da cannabis é que existem muitos cosméticos para a pele que são produzidos à base de CBD. Pesquisas científicas vem sendo feitas para testar e comprovar os reais benefícios, mas já existem diversos produtos disponíveis no mercado, que são aprovados para a pele. 

Se você deseja fazer uso da cannabis para tratar a sua pele de forma natural, é necessário se consultar com um médico prescritor de cannabis, e nisso a Kaya pode te ajudar. Com o Kaya Doc, você pode escolher dentre os melhores profissionais e agendar a sua consulta de forma segura e sem burocracias! 

Subscribe
Login
Notify of
guest

guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
AnteriorAnteriorMovimento hippie: O que é e sua importância para a cultura 
PróximoChá de gengibre: Veja seus benefícios e como fazer Próximo
pacientes de cannabis medicinal brasil 2025
Mercado
Maria Riscala

Número de pacientes de cannabis no Brasil em 2025: país ultrapassa 873 mil usuários e deve bater recorde histórico de importações

O número de pacientes de cannabis no Brasil em 2025

Leia mais
3 de dezembro de 2025
materiais de construção feitos com cânhamo
Sustentabilidade
Maria Riscala

Materiais de construção feitos com cânhamo: como funcionam, benefícios e por que estão crescendo no mundo

Os materiais de construção feitos com cânhamo estão ganhando espaço

Leia mais
30 de novembro de 2025
fumar na maçã acabou a seda
Cultura
Maria Riscala

Acabou a seda, e agora? 12 alternativas de como fumar sem seda

Além das sedas, uma diversidade de acessórios para fumar estão disponíveis no mercado ou podem ser feitas em casa! Venha conhecer e entender cada uma dessas alternativas.

Leia mais
29 de novembro de 2025

Não perca nossos conteúdos!

Ao se inscrever na nossa newsletter, você fica inteirado em todas as novidades que rolam na Kaya Mind e no mercado da cannabis, além de receber nossos relatórios e outros produtos em primeira mão!

A Kaya Mind

Conteúdos

Base de Strains

Relatórios

Ebooks

Infográficos

Podcasts

Vídeos

Blog

Tendências

Receitas

Mercado

Negócios

Política

Ciência

Saúde

Nos siga nas redes sociais
Instagram Youtube Spotify Linkedin Facebook
Fale Conosco

+55 11 91242-3799

[email protected]

Copyright © Kaya 2024. All rights reserved.
  • Blog
  • Strains
  • Relatórios
  • E-books
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cannabis Medicinal
  • Pesquisas
  • Relatórios
    • Seja um patrocinador
    • Sob Demanda
  • Cursos
    • Imersão no Mercado da Cannabis
    • Cannabis para Comunicadores
  • Quem Somos
  • Conteúdos
    • Blog
    • Strains
    • Relatórios
    • E-books
    • Infográficos
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Contato
Login
Teste Grátis
wpDiscuz
0
0
Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x
()
x
| Responder