Cogumelo tremella: conheça os benefícios e efeitos desse fungo

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

Mais uma espécie fascinante de cogumelo promove benefícios para os humanos, e dessa vez, seu potencial ultra hidratante impressiona os especialistas

Os cogumelos são organismos que impactam diversas culturas desde os tempos remotos. Pertencentes ao reino fungi, são compostos por milhares de espécies reconhecidas por oferecerem numerosos benefícios a natureza e aos seres humanos. Uma dessas espécies, conhecida como cogumelo tremella, tem ganhado popularidade, especialmente na indústria de beleza e bem-estar, onde é usado em produtos para cuidados com a pele e suplementos.

Nesse texto, vamos explorar como os cogumelos desempenham importantes papeis na nossa qualidade de vida e conhecer mais detalhes sobre os potenciais do cogumelo tremella.

Os Cogumelos

Os cogumelos são organismos que sempre chamaram atenção dos seres humanos. Eles são consumidos ​​pelo homem há séculos e seu uso tem se expandido exponencialmente nos últimos anos.

cogumelo tremella

Mais de 100 mil espécies de cogumelos já foram identificadas, e sua variedade de formas, cores e tamanhos faz com que esses seres sejam alvo de investimento da comunidade científica. Como são muito heretogêneos, alguns cogumelos são venenosos, outros são ricos em psilocibina e considerados alucinógenos, e outros possuem propriedades terapêuticas e curativas.

Nesse sentido, a ciência já constatou que alguns dos cogumelos comestíveis e promovem diversos benefícios para o bem-estar humano, enquanto outros podem devem ser evitados.

Mas desde que a primeira espécie aprovada para o consumo humano foi identificada, os cogumelos são incorporados à manutenção da saúde. Historicamente, esses organismos eram frequentes em rituais curativos e associados à ideia de restabelecer o equilíbrio interno e promover a saúde.  

Recentemente, os cientistas têm investigado mais afundo o benefício de micro doses de cogumelo em nosso dia a dia. Os cogumelos têm sido foco de uma variedade de estudos clínicos em muitos países, e seus múltiplos benefícios faz com que alguns desses organismos carreguem expectativas positivas em relação à saúde humana.

Até o momento, já foi constatado que várias espécies são eficazes no tratamento de diversas condições médicas, incluindo câncer, doenças cardíacas e doenças neurodegenerativas.

Mas os benefícios não param por aí. Os componentes terapêuticos dos cogumelos, além de uteis na área da saúde, também são alvo da indústria da beleza, de suplementação alimentar, nutracêuticos, agricultura, entre outros potenciais. O cultivo de cogumelos é uma indústria em crescimento. Os cogumelos são cultivados em todo o mundo e são usados em uma variedade de pratos.

O cogumelo tremella

cogumelo tremella beneficios

Chamado também de cogumelo de prata ou cogumelo branco da neve, o cogumelo tremella é uma espécie de coloração branca e aspecto gelatinoso de aproximadamente 7,5cm. Sua aparência divide opiniões, algumas pessoas estranham seu formato e textura, enquanto outras dizem que sua estrutura lembra a de uma flor branca.

O tremella se desenvolve em troncos e galhos de diversas partes do mundo, geralmente em climas úmidos e temperados da Ásia, América do Sul e Oceania. É comestível e usado em sobremesas principalmente por sua consistência gelatinosa. Seu sabor suave e é geralmente usado para absorver os sabores de outros ingredientes em pratos cozidos ou sobremesas.

Os benefícios do cogumelo tremella

É muito popular na culinária e medicina chinesa e também é uma espécie é muito encontrada em produtos de beleza e dermocosméticos. O tremella é um organismo ultra-hidratante e conta com um número alto de polissacarídeos e múltiplas com propriedades antioxidantes. Esses elementos são responsáveis pela hidratação da pele e renovação celular. Além deles, o cogumelo também é rico em vitamina D, que é uma forte aliada do rejuvenescimento.

tremella o que e

Como os cogumelos são organismos aquosos, possuem alta capacidade de retenção de água, o que é fundamental para manter a pele hidratada, flexível e resistente. Os especialistas consideram que o fungo é mais eficaz que o ácido hialurônico no cuidado com a pele.

A espécie rica em enzimas antioxidantes, proteínas que desempenham um papel importante na proteção das células do organismo contra danos causados por radicais livres e espécies reativas de oxigênio. Os radicais livres são átomos ou moléculas que possuem elétrons não emparelhados e podem causar danos às células, incluindo danos ao DNA, proteínas e lipídios, o que pode contribuir para o envelhecimento e o desenvolvimento de várias doenças, incluindo câncer e doenças cardiovasculares. As enzimas antioxidantes atuam neutralizando os radicais livres, que ajudam a estabilizar essas moléculas reativas, a fim de evitar que causem danos às células.

A capacidade de reter água fez dessa espécie de cogumelo um ingrediente valioso em produtos para cuidados com a pele e cosméticos. O Tremella é frequentemente usado em produtos anti-envelhecimento, hidratantes e máscaras faciais. Além disso, suplementos nutricionais contendo extratos de Tremella estão disponíveis para promover a hidratação da pele e potenciais benefícios para a saúde.

Onde encontrar o cogumelo tremella

Para os interessados, o cogumelo tremella pode ser encontrado na forma de suplemento, em lojas de produtos naturais, grandes mercados e em diferentes e-commerces. Além disso, é um componente de uma série de produtos para a pele e rotinas de skincare.

Os fármacos, alimentos e suplementos naturais têm sido objeto de crescente interesse e pesquisa nas últimas décadas, à medida que a conscientização sobre saúde e bem-estar cresce. Assim como em relação aos outros cogumelos, os estudos sobre os benefícios do Tremella continuam a evoluir, com foco na identificação de compostos bioativos e propriedades específicas.

Com base na história, nas tradições e nas pesquisas científicas em andamento, é plausível que os cogumelos continuem a desempenhar um papel significativo em diversas áreas no futuro. Espera-se, dessa forma, que o cogumelo tremella seja cada vez mais comum no âmbito da saúde e medicina natural, na indústria alimentícia, na pesquisa farmacêutica e no setor da beleza e cuidados com a pele.

Quanto o assunto é cogumelo, a variedade de organismos que compõe esse grupo é fascinante, e cada gênero possui suas particularidades. É fácil perceber que diversos tipos de cogumelo têm se destacado nesse segmento, e há múltiplas marcas disponíveis no mercado que abarcam suas propriedades em seus produtos. Confira também as principais características e particularidades dos cogumelos reishi, cordyceps e chaga.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x