Cogumelo cordyceps: o que é, benefícios e como usar

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

Muito diferente do que a gente pode esperar de um cogumelo parasita de artrópodes, a espécie de Tha Last os uf surpreende com seu potencial promissor.

Cogumelos são organismos pertencentes ao reino Fungi, que é diversificado e inclui diversas espécies em todo o mundo. Esses organismos desempenham diversos papeis importantes para a natureza e para a saúde humana. Dentre as variadas e fascinantes espécies, o cogumelo cordyceps ficou famoso em The Last of Us, mas já exercia diversas funções importantes, inclusive no âmbito da saúde. Nesse texto, vamos entender um pouco sobre os cogumelos em geral, e os diferenciais que carrega o cogumelo cordyceps.

Os cogumelos e suas funções

A história entre os seres humanos e os cogumelos não é recente. Os fungos, incluindo os ancestrais dos cogumelos, são alguns dos organismos mais antigos do planeta. Os registros fósseis indicam que os fungos podem ter surgido há cerca de 1 bilhão de anos.

Humanos têm utilizado cogumelos comestíveis em suas dietas e como remédios naturais por milênios e diferentes culturas têm suas próprias tradições culinárias e medicinais relacionadas a cogumelos. Estima-se que existam centenas de milhares de espécies de cogumelos, e alguns cientistas acreditam que o número real pode chegar a mais de um milhão de espécies.

cogumelo cordyceps last of us

 Diante disso, é esperado que as mais variadas espécies se destaquem em diversos aspectos, e ao longo da história, esses organismos exerceram funções extremamente importante para o consumo humano e para a natureza. Por exemplo:

Destaque nutricional: Alguns cogumelos são comestíveis e são valorizados por seu valor nutricional, sendo uma fonte rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Eles são utilizados em várias culturas ao redor do mundo, adicionando sabor e textura a uma variedade de pratos.

Impacto na saúde: No setor da saúde, alguns desses organismos têm sido estudados por seus potenciais benefícios à saúde. Diversas espécies contam com propriedades terapêuticas, e o avanço dos estudos confirmam os seus benefícios a seres humanos.

Papel na natureza: Os cogumelos desempenham um papel fundamental na natureza, pois ajudam na decomposição de matéria orgânica morta e estabelecem relações simbióticas com plantas por meio de micorrizas, o que aumenta a absorção de nutrientes pelas plantas.

Mas fique atento! Toda a multiplicidade faz com que nem todos os cogumelos sejam seguros para consumo humano. Existem muitas espécies de cogumelos venenosos que podem causar intoxicação grave ou mesmo ser fatais se ingeridas. Portanto, é essencial ter conhecimento adequado ou consultar um especialista para identificar cogumelos comestíveis com segurança.

O que é o Cogumelo Cordyceps

No entanto, dentre essa variedade, algumas espécies já foram identificadas como muito benéficas pela comunidade cientifica. Uma delas é o Cogumelo cordyceps, um organismo com aparência de corda, que é considerado um fungo entomopatogênico, pois cresce em insetos ou em outros pequenos animais. Por isso, é um terrível parasita para formigas e outros artrópodes.

cordyceps o que é

A espécie se aloca no corpo desses animais e se alimenta até que se deteriorem. Mas se engana quem pensa que os cordyceps são maléficos para todas os seres vivos. O gênero de cogumelos é benéfico para seres humanos, que podem usufruir dos inúmeros potenciais que eles oferecem para a saúde humana. O gênero Cordyceps é diversificado e inclui várias espécies diferentes. Cada espécie pode ter propriedades distintas e podem ser encontradas em diferentes regiões do mundo.

Estima-se que os Cordyceps sejam compostos por mais de 700 espécies, como por exemplo os ongisegmentis, larvicola, militaris e sinensis. Mesmo que as espécies identificadas estejam distribuídas em diferentes regiões ao redor do planeta, a maioria está concentrada principalmente no sul da Ásia, Europa e América do Norte. 

As propriedades do Cogumelo Cordyceps

Chamado de “tesouro tibetano”, o Cogumelo Cordycep chama atenção devido a suas múltiplas propriedades. A espécie é consumida na Ásia há muitos anos e é um foco da Medicina Tradicional Chinesa. É conhecida principalmente por seus múltiplos componentes bioativos, suas propriedades energéticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo indicado para melhorar a disposição física, prevenir o envelhecimento precoce e fortalecer o sistema imunológico.

Enriquecido por componentes como a cordicepina e adenosina, elementos que podem colaborar com a manutenção da saúde, esse cogumelo tem sabor neutro e é um ingrediente de bebidas, shakes e outros alimentos.

A Cordicepina

A cordicepina é um nucleosídeo modificado que pode ser encontrada com mais frequência no Cordyceps militaris. Os nucleosídeos são unidades estruturais dos ácidos nucleicos, como o DNA e o RNA. Ela é conhecida por ter várias propriedades potencialmente benéficas à saúde, e é um dos componentes ativos associados aos benefícios atribuídos aos extratos de Cordyceps. A cordicepina tem sido estudada por seus possíveis efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e imunomoduladores. Além disso, a cordicepina também pode ter propriedades que afetam o metabolismo de energia nas células e a circulação sanguínea, tornando-se de interesse em pesquisas relacionadas à resistência física e ao desempenho atlético.

A Adenosina

A adenosina é uma molécula que desempenha um papel fundamental no metabolismo celular. Ela é um nucleosídeo composto por adenina e ribose (um açúcar). Além de seu papel como componente dos ácidos nucleicos, a adenosina desempenha funções importantes no organismo. Uma das funções mais notáveis da adenosina está relacionada ao sistema nervoso. Ela atua como um neuromodulador que pode afetar a transmissão de sinais no cérebro. A adenosina tem propriedades calmantes e soporíferas, e seu acúmulo nos receptores cerebrais está associado à sonolência.

A adenosina também está envolvida na regulação do ritmo cardíaco e na dilatação dos vasos sanguíneos. Na farmacologia, a adenosina é utilizada como medicamento para tratar certos tipos de arritmias cardíacas, uma vez que pode ajudar a restaurar o ritmo cardíaco normal.

cogumelo cordyceps benefícios

Os benefícios que o cogumelo cordycep oferece

  • Promove a regulação do sistema imunológico;
  • Reguladores dos níveis hormonais no corpo;
  • Aumenta a oxigenação tecidual;
  • Melhora a fadiga;
  • Potencial anti-inflamatório, pois desativa proteínas pró-inflamatórias;
  • Auxilia na melhoria da capacidade respiratória, sendo útil no tratamento de asma e bronquite;
  • Auxilia no tratamento de pacientes diabéticos, resistentes a insulina, pois regula o nível de açúcar no sangue.

Notoriedade global desse tipo de cogumelo

O gênero Cordyceps ganhou destaque na mídia principalmente depois do lançamento do jogo The Last of Us, que se desenrola em um mundo no qual os seres humanos podem ser contaminados por esse tipo de fungo. No enredo, o personagem principal, Joel, tem a tarefa de capturar Ellie, que possui imunidade ao fungo, e levá-la até profissionais, na expectativa de que possam desenvolver um tratamento eficaz para a doença. A popularidade do gênero foi importante para que mais pessoas se interessassem por esses fascinantes organismos. Os estudos sobre os cogumelos estão em constante evolução. Esperamos que as pesquisas comprovem ainda mais potenciais desses organismos.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x