Os cogumelos são fungos versáteis, que exercem uma série de funções. Algumas espécies são iguarias de diversos pratos e contam com um importante valor nutricional, enquanto outras são ricas em psicilocibina e algumas são fundamentais para o ecossistema, e atuam na decomposição de matéria orgânica. Diante dos diversos benefícios que os cogumelos promovem, o Cogumelo Juba de Leão, ou Cogumelo Lions Mane, é uma espécie que impacta positivamente a saúde mental e neurológica. Vamos entender melhor.
O reino dos cogumelos
Os cogumelos são organismos que impactam a natureza, as tradições culturais e a saúde humana. Em diversas culturas, são considerados sagrados, e utilizados especialmente em rituais e práticas tradicionais, pois potenciais efeitos curativos eram atribuídos a algumas espécies. Em tradições xamânicas, os cogumelos eram considerados portais para o mundo espiritual. Xamãs frequentemente os utilizam para entrar em estados alterados de consciência, buscando orientação espiritual, cura ou insights. Na região mesoamericana, os astecas empregavam o cogumelo Psilocybe mexicana em cerimônias religiosas e rituais. Este cogumelo continha substâncias psicoativas, como a psilocibina, que eram utilizadas para propósitos espirituais e curativos.
Além dos aspectos espirituais, algumas culturas já defendiam o potencial curativo dos cogumelos. Como já eram associados à saúde e a cura, a comunidade cientifica recentemente tem se empenhado em comprovar os potenciais desses organismos. A exploração contínua desses potenciais destaca a versatilidade dos cogumelos e como eles podem contribuir para diversas áreas, desde a saúde humana até a sustentabilidade ambiental e a inovação tecnológica. Reconhecidos também por sua fonte nutricional, o conjunto de compostos dos cogumelos ainda oferecem impactos positivos para a saúde.
Atualmente, já se sabe que os cogumelos são compostos por diversas espécies e que cada uma delas conta com potenciais diferentes. Uma dessas espécies tem recebido crescente atenção devido aos seus potenciais benefícios para a saúde mental e neurológica. Estudos recentes começaram a explorar esses potenciais, e investem também no contexto de transtornos mentais como depressão e ansiedade. Essas pesquisas indicaram que a espécie chamada de Lions Mane, é promissora no ajuste das funções cognitivas e da saúde mental.
Cogumelo Juba de Leão, ou Cogumelo Lions Mane
O cogumelo Juba de Leão, ou também conhecido como Lions Mane, possui o nome científico Hericium erinaceus e é uma espécie de cogumelo que tem atraído considerável atenção devido às suas propriedades nutricionais e potenciais benefícios para a saúde.
O Lion’s Mane recebe esse nome devido à sua aparência única, semelhante a uma juba de um leão, e por isso também é conhecido no Brasil como “Cogumelo Juba de Leão”. Ele tem longas fibras esbranquiçadas que se assemelham a pelos e uma consistência macia. O cogumelo Lions Mane é encontrado em várias partes do mundo, especialmente em regiões de clima temperado, como América do Norte, Europa e Ásia. Ele pode ser encontrado crescendo em troncos de árvores vivas ou mortas, especialmente em espécies de madeira de folha larga.
Os benefícios e efeitos do cogumelo juba de leão
É uma espécie comestível, repleta de nutrientes, proteínas, fibras, vitaminas (como B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12) e minerais (como potássio, fósforo, zinco, ferro e selênio). É conhecido também por conter compostos bioativos, incluindo polissacarídeos, terpenos e erinacinas, que são considerados responsáveis por muitos dos benefícios à saúde. Os polissacarídeos presentes no cogumelo têm sido associados ao reforço do sistema imunológico.
Mas o principal diferencial da espécie envolve suas propriedades neuroprotetoras que promovem a saúde cerebral. Alguns pesquisadores sugerem que ele pode estimular o crescimento de células nervosas e promover benefícios a função cognitiva, e afetar positivamente a criatividade, foco, memória, humor e bem-estar neurológico.
Em função dessas vantagens, estudos preliminares indicam que ele também pode auxiliar na possível redução do estresse e ansiedade, principalmente devidos aos efeitos positivos no sistema nervoso, que podem promover a redução dessas condições. Estudos recentes indicaram que ele intensifica consideravelmente a aprendizagem e a memória, acelera o pensamento, bem como a compreensão e o desempenho profissional. Além de aprimorar a atividade cerebral, proporciona também proteção ao sistema nervoso contra distúrbios psiquiátricos, tais como depressão, estresse, ansiedade, Alzheimer e demência.
Como consumir o Cogumelo Lion’s Mane
O Lion’s Mane pode ser consumido de diversas formas, incluindo cru, cozido, em pó ou como suplemento. Os Suplementos de Lion’s Mane, como cápsulas ou extratos, são populares para aqueles que buscam aproveitar os benefícios potenciais para a saúde do cogumelo. O Lion’s Mane tem uma textura única e um sabor suave, o que o torna adequado para várias preparações culinárias. Pode ser usado como substituto de carne em receitas vegetarianas ou veganas.
É importante destacar que o campo de pesquisa sobre esse assunto ainda está evoluindo, e nem todos os benefícios são totalmente compreendidos. No entanto, alguns tipos específicos de cogumelo, como o Lions Mane, têm se mostrado promissores e aliados em estudos preliminares, e podem se tornar potenciais aliados do desenvolvimento de diversos fármacos que impactam o tratamento das funções cognitivas. Além do Lions Mane, confira também os diferenciais do Cogumelo Chaga, Cogumelo Turkey Tail, Cogumelo Tremella, Cogumelo Yanomami e Cogumelo Cordyceps.