Métricas digitais para seu negócio canábico decolar

Tempo de leitura: 5 min

Publicado em

Aprenda como você deve medir os resultados das suas ações de marketing dentro do mercado da cannabis e aumente ainda mais suas chances de crescer neste setor

O mercado da cannabis é competitivo e quando falamos de ações digitais, a competição pode ser ainda maior. Conseguir compreender os dados das suas campanhas de marketing e comercial é fundamental para garantir o sucesso e vida próspera do seu negócio da cannabis. Ao entender quais são as métricas digitais básicas que você deve seguir, você e o seu time poderão otimizar as campanhas para chegarem nas metas estabelecidas, seja geração de leads, vendas, inscrições ou mesmo acessos no site, por exemplo.

Pessoas que empreendem com cannabis sabem que, quanto mais compreenderem seu público-alvo, melhor. Confira neste post algumas das principais métricas digitais que te ajudarão a escalar sua operação a partir de agora!

Mas quais métricas digitais devo seguir no meu negócio da cannabis?

Primeiramente, precisamos entender que não é suficiente apenas colocar campanhas digitais no ar e esperar por resultados incríveis. A campanha precisa estar alinhada com os objetivos de negócio, e para saber se você está distante ou perto da meta, é fundamental que compreenda os números das campanhas.

métricas digitais

Quando falamos de marketing digital, temos a vantagem de analisar os números em tempo real, e dependendo da ação, já entender o comportamento do público e otimizar para gerar mais resultados. O acompanhamento das métricas e resultados deve ser contante, cada ação no seu negócio demandará um tipo de análise, e quanto mais o negócio tem o hábito de analisar resultados, melhor, pois mostrar que é uma operação que acompanha com recorrência seus números e, com isso, possui mais força e efetividade para tomar suas decisões com agilidade.

Se o seu negócio da cannabis já passou por uma das situações abaixo, possivelmente você precisa se atentar à algumas métricas digitais:

  • Falta de compreensão por que o cliente sai do site e não conclui o funil
  • Baixo engajamento nas redes sociais
  • Pouco acesso no site
  • Campanhas de Mídia com baixa taxa de cliques

Cada uma das situações acima envolvem as métricas digitais que são os pilares para qualquer negócio e que sustentação outras ações da empresa.

Conheça a partir de agora algumas das métricas que você deve se atentar para a sua operação no mundo online

Para este momento, vamos separar o exemplo em 3 grandes pilares de um negócio da cannabis no meio digital, sendo:

  • Site/Loja Virtual
  • Redes Sociais
  • Mídia

Possivelmente você já tem um site ou loja virtual e atualiza seu conteúdo promocional e destaques na home com frequencia para atrair a atenção do público. Abaixo mostramos 3 métricas essenciais para você acompanhar e tirar suas conclusões de acordo com os resultados.

  • Visitas Únicas: ajuda a entender quantos usuários únicos acessaram o seu site ou loja virtual em determinado período. Independente de quantas vezes uma mesma pessoa acessou o seu site naquele período, o relatório contará como 1 visita.
  • Origem de tráfego: você saberá identificar alguns dos principais caminhos que os usuários fazem para chegar até o seu site, como busca no Google, outros sites, acesso direto ou campanhas de mídia que falaremos mais à diante
  • Tempo Médio de Navegação: esta métrica ajuda a compreender o nível de engajamento no seu site, mas também diz muito em relação ao tempo que o usuário gasta para realizar determinadas ações. Para algumas empresas, um tempo médio de navegação de 3 minutos pode ser o ideal, para outras, a meta é que o usuário gaste mais tempo. Entenda quem é o seu público e ajuste sua estrutura para fornecer uma boa experiência de navegação ao disponibilizar as informações de fácil acesso.

Além de ter um site, também é necessário estar presente nas redes sociais e se relacionar com o seu público-alvo. Cada uma das redes sociais possuem suas próprias métricas, mas há algumas que são as mesmas e você pode usar até de comparativo de performance – lembrando que cada rede social possui um perfil de público e comportamento de linguagem e comunicação. As 3 métricas principais para se acompanhar em redes sociais são:

  • Alcance: o total de pessoas impactadas pelo seu conteúdo, geralmente medido pelo alcance único, ou seja, entrega a informação do impacto da sua divulgação para um número de usuários. Cada postagem terá um alcance diferente e ao longo do tempo você entenderá quais conteúdos tem maior performance.
  • Engajamento: o quanto seus seguidores interagem com suas publicações, com base em ações como Likes, Comentários, Compartilhamentos e Salvamentos. Analisando esta métrica você também entenderá qual conteúdo gera maior performance e conseguirá replicar isso para futuras ações.
  • Crescimento de seguidores: acompanhe o número de seguidores (e aqueles usuários que deixaram de te seguir), tente co-relacionar com postagens e entender, de acordo com o seu público, o que mais engaja e gera resultados para a sua marca. Lembrando que cada marca tem uma expectativa de resultado diferente, entenda seus objetivos e adeque o conteúdo se necessário.

Uma vez que você já possui site e tem uma boa presença nas redes sociais, possivelmente você precisa de ainda mais tráfego e pessoas acessando sua marca e chegou a hora de fazer campanhas de mídia paga. Neste momento, você está investindo diretamente seu dinheiro em algo que pode consumi-lo em horas ou dias e é agora que o acompanhamento de métricas começa. É importante que você entenda para cada tipo de ação de mídia paga o que será medido, em geral, os 3 itens apresentados abaixo são medidos na maioria das campanhas de mídia, por exemplo:

  • Custo de Aquisição: quanto que você tem gasto para realizar uma venda ou gerar um lead? Através dessa métrica, você saberá o quanto você precisa otimizar a campanha de mídia ou mesmo migrar de canal pois seu custo de aquisição está alto a ponto de não compensar a operação. Analise diariamente o seu custo de aquisição por canais e utilize as dicas abaixo para acompanhar essa métrica.
  • Taxa de Cliques vs Impressões (CTR em inglês – Click Through Rate ): além de aparecer para o mercado você também precisa que o público engaje com o seu anúncio, neste momento, falamos sobre CTR que é a sua taxa de cliques. Sabendo isso, você poderá comparar criativos e entender qual copy performa melhor.
  • Taxa de Vendas: entender a conversão do seu negócio é fundamental para otimizar todos os itens mencionados acima das 3 categorias apresentadas. Sabendo sua taxa de vendas histórica e atual, poderá comparar diferentes canais de mídia, criativos e revisar o seu site para compreender quais elementos da campanha precisam ser ajustados.

Quando começar a acompanhar as métricas?

A hora é sempre agora, comece com um mapeamento de todos os ativos digitais da marca e as ferramentas utilizadas para a divulgação que fornecem dados. A partir do momento em que você já possui esses dados em mãos, comece a entender alguns aspectos importantes, como:

  • Variação histórica
  • Padrões de dias e horários
  • Co-relacionar com campanhas de divulgação
  • Comportamento por tipo de perfil de público da marca, entre outras análises

Lembre-se que a métrica utilizada pode variar de acordo com o modelo do seu negócio e ações realizadas. Defina quais são as metas do seu negócio e entenda o quanto que as métricas digitais de acompanhamento estão próximas do seu objetivo, dessa maneira, você terá cada vez mais ações sólidas e entregas consistentes para os seus clientes dentro do mercado da cannabis.

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x