Kaya Research: a pesquisa de mercado na indústria da cannabis do Brasil

Tempo de leitura: 6 min

Publicado em

O que é a pesquisa de mercado, como fazer, quais os tipos e porque ela é tão importante no cenário atual

Independente do contexto, é a compreensão do mundo ao nosso redor que orienta as nossas decisões. Para obter informações confiáveis sobre qualquer assunto, a pesquisa é uma estratégia sistemática que visa promover conhecimento e informação acerca de um de um tema específico. A partir dela, é possível validar teorias existentes, resolver problemas e tomar decisões. Tudo isso só é possível se você adotar métodos sistemáticos, seguros e confiáveis.

Compreender o mercado não é diferente. O aprofundamento de questões nesse contexto também envolve uma metodologia precisa que resulta em respostas muito mais pertinentes. Denominamos de Pesquisa de Mercado o processo de coleta e análise de informações relevantes sobre um determinado mercado, seus clientes, concorrentes e tendências, a fim de obter insights e embasar decisões estratégicas. Esse processo é muito importante para empresas e marcas, pois permite que os tomadores de decisão conheçam seu público-alvo, identifique oportunidades, avalie a viabilidade do negócio, monitore a concorrência e tome decisões estratégicas.

Na era digital, as tendências, preferências, hábitos e demandas mudam com uma velocidade acelerada. É difícil acompanhar quais são as necessidades, desejos e influências de um público. Portanto, nada mais importante do que conseguir captar essas informações com precisão e analisá-las profundamente antes de tomar qualquer decisão.

Os métodos da pesquisa de mercado

pesquisa de mercado cannabis

Para conquistar bons resultados, é necessário compreender bem o mercado que você está inserido ou pretende se inserir. A pesquisa de mercado é uma ferramenta bem ampla e pode ser executada a partir de uma série de estratégias. A boa execução dessas técnicas auxilia no desenvolvimento e no sucesso de uma empresa.

Veja alguns exemplos:

  • Perfil do consumidor
  • Viabilidade de negócio
  • Buyer Persona
  • Review de produto
  • Hábitos de consumo
  • Pesquisa de satisfação
  • Imagem da marca
  • Teste de Campanha
  • Vínculos Emocionais

Cada uma delas conta com uma metodologia particular e possui um objetivo específico. São operacionalizadas de diferentes formas e personalizadas para cada negócio, mas de modo geral podem ser explicadas da seguinte maneira:

Perfil do consumidor

Busca compreender as necessidades, preferências, comportamentos e características demográficas do público-alvo e ajuda a direcionar as estratégias de marketing, desenvolver produtos/serviços adequados e personalizar as mensagens de comunicação. Conhecer o público é essencial para atrair, gerar confiança e conquistar consumidores fiéis. Para conhecer mais afundo o seu cliente, é importante incorporar dados sociodemográficos, de estilo de vida e hábitos de consumo.

O primeiro recorte de categorização é sempre baseado em informações básicas sobre características pessoais e gerais daquele indivíduo. O efetivo conhecimento entre a estrutura sociodemográfica e as tendências de consumo é de extrema importância para qualquer processo de tomada de decisão.

pesquisa de mercado consumidor

Dessa forma, os dados sociodemográficos são essenciais para que seja possível extrair análises com base em fatores como sexo, idade, estado civil, renda, escolaridade, entre outros aspectos, que de forma intrínseca, embasam e direcionam os próximos níveis de categorização do consumidor e como eles interagem com características mais aprofundadas.

O Estilo de vida é definido como um conjunto de hábitos e costumes que podem ser influenciados, modificados, encorajados ou inibidos através da socialização.

As dimensões sociodemográficas apresentam boa aceitação e permitem realizar uma classificação imediata dos consumidores. No entanto, com o passar do tempo, surgiram necessidades de classificações suplementares. A segmentação do estilo de vida do consumidor é essencial para que os profissionais do marketing e da publicidade sejam capazes de estabelecer sintonia com o consumidor. A identificação de atitudes e comportamentos específicos enriquece a compreensão acerca de seus comportamentos de compra.

Os hábitos de consumo são definidos como um conjunto de atitudes que compõe o perfil de um consumidor de um produto ou serviço. Esses hábitos são influenciados por variados fatores que em conjunto com as demais informações, oferecem uma noção mais precisa das razões pelas quais o consumidor toma suas decisões. Investigar esses hábitos é essencial para que uma empresa compreenda as motivações de compra de um público, as mudanças, tendências, desejos, aspirações e os comportamentos que envolvem esse processo de compra, permitindo assim, traçar estratégias mais assertivas. A Teoria do Iceberg ilustra que o comportamento de compra é motivado por variados fatores que estimulam as decisões do consumidor:

teoria do iceberg pesquisa de mercado cannabis

Viabilidade de negócio

Essa categoria pode ser dividida em três partes: validação da necessidade, tamanho da demanda e ambiente competitivo.  É necessário verificar se realmente existe público para um produto ou serviço. Nesse sentido, ainda é essencial que é necessário investigar o tamanho da demanda, ou seja, quantas pessoas são clientes em potencial. É também de extrema importância compreender como os concorrentes atuam no setor, suas estratégias, e entender se os diferenciais da atual proposta impactam os possíveis consumidores

Buyer Persona

A Buyer Persona representa o cliente ideal de um produto ou serviço. A pesquisa de Buyer persona tem como objetivo identificar o perfil desse cliente e quais são as características que mantém o interesse de compra desse cliente no produto. Essa técnica consiste em compreender o mercado de interesse e extrair o máximo de informações relevantes que podem ajudar na composição da Buyer Persona.

Review de Produto

Review de produto é uma análise crítica realizada por um consumidor a respeito de toda a experiência que ele obteve ao adquirir um produto. Se resume em um feedback do cliente sobre todas as características, vantagens, pontos fortes e fracos de algo que ele adquiriu.

Estudos tem mostrado que 82% dos consumidores leem reviews antes de comprar. Essa técnica vem crescendo dia após dia e é importante tanto para as empresas quando para os clientes.

Teste de Campanha

Para empresas que pretendem lançar uma campanha publicitária, o teste de campanha é uma alternativa importante para examinar se público se sente atraído por aquela ideia e se as ações da marca serão bem recebidas por potenciais consumidores.

Esse tipo de pesquisa traz mais segurança para a empresa, e também aponta a chance de obtenção de resultados positivos a partir daquela estratégia selecionada.

Pesquisa de satisfação

Esse tipo de pesquisa pretende, por meio de perguntas objetivas, compreender se o público está satisfeito com um produto ou serviço específico. A partir dela, é possível obter métricas que permitem mensurar a experiência do cliente e planejar os próximos passos.

Análise da concorrência

Consiste na análise do que as empresas concorrentes oferecem ao cliente, as principais percepções do público sobre aquela marca, quais são os atributos que fidelizam esses consumidores, e como essas marcas estão sendo vistas e interpretadas por clientes e potenciais clientes.

Vínculos Emocionais

Estudos mostram que as emoções que os clientes sentem ao ter contato com uma marca influenciam diretamente na decisão de compra. Nesse sentido, a pesquisa de vínculos emocionais fornece com precisão quais são os fatores internos, como humores, emoções, medos, e desejos que estão associados com aquele produto, serviço ou marca, e consequentemente garantem que o cliente o consuma ou opte por outro.

Consiste na análise do que as empresas concorrentes oferecem ao cliente, as principais percepções do público sobre aquela marca, quais são os atributos que fidelizam esses consumidores, e como essas marcas estão sendo vistas e interpretadas por clientes.

A amostra

Além dos diferentes objetivos que compõe cada estratégia, os pesquisadores estão atentos também a outros aspectos relevantes, como por exemplo a amostra, que são os participantes da sua pesquisa.

Há diversas formas de selecionar esses participantes, mas é importante que sua amostra de fato represente o seu público de interesse, o que chamamos de Amostra representativa. Para selecionar uma amostra representativa, alguns cálculos serão feitos pelos pesquisadores, para que os resultados possam ser generalizados e realmente representem a opinião do seu público.

Vamos dar um exemplo: você pretende lançar um produto, mas não sabe se sua ideia será bem-sucedida. Para isso, é importante analisar quem são os potenciais consumidores (idade, gênero, região que se localizam), quais são as expectativas dessas pessoas, o que eles se interessam, se você possui concorrentes, entre outros diversos fatores importantes que podem te ajudar a acertar e desenvolver seu negócio. Apenas fazendo algumas perguntas para algumas pessoas, não significa as respostas vão representar a opinião de um nicho no geral, por isso a seleção da amostra é muito importante.

A análise dos dados/Os relatórios

Após todo o processo de estabelecer os objetivos, escolher o tipo de pesquisa, as metodologias e coletar os dados, é o momento de interpretar as informações.

Um compilado de dados sem interpretação adequada dificilmente promove resultados satisfatórios. Por isso, filtrar os dados e obter insights valiosos é uma etapa fundamental desse processo. Essa fase é a que proporciona o aproveitamento de todo o potencial das informações obtidas, e as transforma em benefícios reais.

Como posso começar a fazer minha pesquisa de mercado?

Sabemos que esse processo exige técnica e pode parecer extenso. Diante desse cenário e da urgência das marcas, a Kaya Mind é uma empresa de inteligência de mercado e pode te ajudar com esse grande passo. Uma das principais soluções oferecidas é a Kaya Research, que promove estudos aprofundados sobre mercados específicos tanto no formato de pesquisa de mercado quanto na forma de consultoria. As diferentes metodologias são personalizadas para a necessidade de cada negócio e visa oferecer as respostas que sua empresa precisa para tomar decisões mais assertivas. Se o seu objetivo é compreender detalhadamente um determinado cenário para desenvolver seu negócio com segurança e excelência entre em contato com a gente clicando aqui!

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!


    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x