Portais de notícia que mais abordam a cannabis no Brasil

Tempo de leitura: 3 min

Publicado em

A mídia é um importante ator do cenário canábico brasileiro e mundial, tendo capacidade de transformar opiniões e até pautar legislações caso tenham como objetivo a disseminação de informação de qualidade
notícias sobre cannabis

Mundo afora, a cannabis vem se transformando em uma oportunidade de negócio e, consequentemente, em uma indústria – hoje, já bilionária. No Brasil, esse movimento, ainda que mais lento, também se iniciou em 2015, quando houve uma primeira  regulamentação que tornou o uso medicinal de produtos à base da planta mais acessível (ainda que longe do ideal). Com essa pauta cada vez mais latente, portanto, a mídia passou a abordá-la com mais frequência e se tornou uma das maiores protagonistas do assunto.

Por isso, analisar quem são os principais atores que tratam do tema da maconha na imprensa é de extrema importância, pois eles são um espelho da sociedade e uma influência para a mesma. No Kaya Board, plataforma que reúne dados estratégicos sobre o mercado da cannabis e os apresenta em diferentes painéis, você pode encontrar uma tela com informações completas sobre o papel da mídia nessa indústria. Uma delas, é um levantamento quantitativo sobre os 15 portais que mais abordam a cannabis desde 2018, seja de forma negativa ou positiva. A seguir, veja 5 deles:

G1 

O G1 é um veículo de notícias nacional e regional que traz, majoritariamente, hard news (notícias factuais e em alta). São abordadas diversas editorias, nas quais aparecem pautas sobre a cannabis. O tema, no entanto, aparece, predominantemente, de forma negativa, ou seja, relacionada à violência e ao tráfico de drogas. 

Smoke Buddies

A Smoke Buddies é um portal especializado em maconha, fundado em 2011, quando ainda pouco se falava sobre o tema no país. Hoje, é uma das maiores autoridades da pauta canábica no meio jornalístico, pois aborda o envolvimento da planta no cenário  desde político a tecnológico. A positividade das matérias, isto é, tratar o assunto no contexto de negócios, saúde e educação, é expressivamente maior do que a negatividade. Leia aqui uma matéria em que a Kaya Mind é citada. 

Sechat

Também especializado em cannabis, o Sechat foi lançado em 2019 para ajudar na disseminação de conhecimento sobre a planta. Assim como a Smoke Buddies, há poucas matérias com teor negativo, o que mostra um compromisso em trazer informação de qualidade. 

Portal Amirt

O Portal de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão ou Portal Amirt se destaca pela quantidade de notícias a respeito da cannabis, mas que tem um teor negativo. Afinal, todas as matérias publicadas no site e analisadas pela Kaya Mind mencionam a planta em contextos de crime. 

Uol

Um dos maiores portais de notícia do Brasil, o Uol traz uma variedade de pautas de diversas editorias e aparece entre os veículos monitorados que mais discutem o tema da cannabis. A quantidade de matérias que tratam do assunto de forma positiva é maior do que negativa, mas esta ainda é relevante. A maconha ser abordada como uma potencialidade econômica e sustentável em uma das principais mídias do país é, portanto, extremamente relevante para o desenvolvimento do mercado. Veja aqui a reportagem em que a Kaya Mind está presente. 

Além do levantamento quantitativo, existem alguns portais mais recentes e que não estão contemplados no Top 15 por conta do período de análise, mas que trazem conteúdos super relevantes. São eles:

Cannabis & Saúde

O portal de notícias e conteúdo Cannabis & Saúde é um dos líderes na produção de matérias e artigos de relevância no país, principalmente no que diz respeito à relação da cannabis com a saúde. O veículo, que surgiu em março de 2020, conta com entrevistas com nomes de peso do mercado, como o cientista Raphael Mechoulam, Sidarta Ribeiro e outros.

Cannabis Monitor

Ainda que não seja um portal de notícias, o Cannabis Monitor merece destaque por fazer um monitoramento extenso de notícias jornalísticas e os eventos sobre a cannabis que são realizados no Brasil. A curadoria desse canal de comunicação voltada para o ativismo, a cultura e as ações da sociedade civil em relação ao tema é de extrema importância para o setor. 

Weederia

O canal de notícias Weederia fala sobre economia, saúde, cultura e negócios no universo canábico. Em suas matérias, pode-se encontrar tendências do mercado e também uma preocupação em conscientizar as pessoas acerca do tema da cannabis.

Cannalize

Voltada para a cannabis de uso medicinal, a Cannalize conta com um time editorial que preza por promover informações seguras acerca do assunto. No site, é possível encontrar matérias noticiosas sobre o universo da cannabis e também posts que explicam as finalidades medicinais da planta.   

Existem outros 10 portais de notícias que se destacam, os quais você pode descobrir no Kaya Board. Veículos como a ForbesEstadãoPoder 360Globo NewsBrasil de FatoGQ, por mais que não tenham aparecido no monitoramento, também vêm reconhecendo a importância do tema e têm se movimentado para incluí-lo de forma positiva nas pautas, não só online, como no impresso e no telejornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!