Portais de notícia que mais abordam a cannabis no Brasil

Escrito por

Escrito por

Lara Santos

Tempo de leitura: 3 min

Publicado em

A mídia é um importante ator do cenário canábico brasileiro e mundial, tendo capacidade de transformar opiniões e até pautar legislações caso tenham como objetivo a disseminação de informação de qualidade
notícias sobre cannabis

Mundo afora, a cannabis vem se transformando em uma oportunidade de negócio e, consequentemente, em uma indústria – hoje, já bilionária. No Brasil, esse movimento, ainda que mais lento, também se iniciou em 2015, quando houve uma primeira  regulamentação que tornou o uso medicinal de produtos à base da planta mais acessível (ainda que longe do ideal). Com essa pauta cada vez mais latente, portanto, a mídia passou a abordá-la com mais frequência e se tornou uma das maiores protagonistas do assunto.

Por isso, analisar quem são os principais atores que tratam do tema da maconha na imprensa é de extrema importância, pois eles são um espelho da sociedade e uma influência para a mesma. No Kaya Board, plataforma que reúne dados estratégicos sobre o mercado da cannabis e os apresenta em diferentes painéis, você pode encontrar uma tela com informações completas sobre o papel da mídia nessa indústria. Uma delas, é um levantamento quantitativo sobre os 15 portais que mais abordam a cannabis desde 2018, seja de forma negativa ou positiva. A seguir, veja 5 deles:

G1 

O G1 é um veículo de notícias nacional e regional que traz, majoritariamente, hard news (notícias factuais e em alta). São abordadas diversas editorias, nas quais aparecem pautas sobre a cannabis. O tema, no entanto, aparece, predominantemente, de forma negativa, ou seja, relacionada à violência e ao tráfico de drogas. 

Smoke Buddies

A Smoke Buddies é um portal especializado em maconha, fundado em 2011, quando ainda pouco se falava sobre o tema no país. Hoje, é uma das maiores autoridades da pauta canábica no meio jornalístico, pois aborda o envolvimento da planta no cenário  desde político a tecnológico. A positividade das matérias, isto é, tratar o assunto no contexto de negócios, saúde e educação, é expressivamente maior do que a negatividade. Leia aqui uma matéria em que a Kaya Mind é citada. 

Sechat

Também especializado em cannabis, o Sechat foi lançado em 2019 para ajudar na disseminação de conhecimento sobre a planta. Assim como a Smoke Buddies, há poucas matérias com teor negativo, o que mostra um compromisso em trazer informação de qualidade. 

Portal Amirt

O Portal de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão ou Portal Amirt se destaca pela quantidade de notícias a respeito da cannabis, mas que tem um teor negativo. Afinal, todas as matérias publicadas no site e analisadas pela Kaya Mind mencionam a planta em contextos de crime. 

Uol

Um dos maiores portais de notícia do Brasil, o Uol traz uma variedade de pautas de diversas editorias e aparece entre os veículos monitorados que mais discutem o tema da cannabis. A quantidade de matérias que tratam do assunto de forma positiva é maior do que negativa, mas esta ainda é relevante. A maconha ser abordada como uma potencialidade econômica e sustentável em uma das principais mídias do país é, portanto, extremamente relevante para o desenvolvimento do mercado. Veja aqui a reportagem em que a Kaya Mind está presente. 

Além do levantamento quantitativo, existem alguns portais mais recentes e que não estão contemplados no Top 15 por conta do período de análise, mas que trazem conteúdos super relevantes. São eles:

Cannabis & Saúde

O portal de notícias e conteúdo Cannabis & Saúde é um dos líderes na produção de matérias e artigos de relevância no país, principalmente no que diz respeito à relação da cannabis com a saúde. O veículo, que surgiu em março de 2020, conta com entrevistas com nomes de peso do mercado, como o cientista Raphael Mechoulam, Sidarta Ribeiro e outros.

Cannabis Monitor

Ainda que não seja um portal de notícias, o Cannabis Monitor merece destaque por fazer um monitoramento extenso de notícias jornalísticas e os eventos sobre a cannabis que são realizados no Brasil. A curadoria desse canal de comunicação voltada para o ativismo, a cultura e as ações da sociedade civil em relação ao tema é de extrema importância para o setor. 

Weederia

O canal de notícias Weederia fala sobre economia, saúde, cultura e negócios no universo canábico. Em suas matérias, pode-se encontrar tendências do mercado e também uma preocupação em conscientizar as pessoas acerca do tema da cannabis.

Cannalize

Voltada para a cannabis de uso medicinal, a Cannalize conta com um time editorial que preza por promover informações seguras acerca do assunto. No site, é possível encontrar matérias noticiosas sobre o universo da cannabis e também posts que explicam as finalidades medicinais da planta.   

Existem outros 10 portais de notícias que se destacam, os quais você pode descobrir no Kaya Board. Veículos como a ForbesEstadãoPoder 360Globo NewsBrasil de FatoGQ, por mais que não tenham aparecido no monitoramento, também vêm reconhecendo a importância do tema e têm se movimentado para incluí-lo de forma positiva nas pautas, não só online, como no impresso e no telejornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

copa do mundo e cannabis
Lara Santos

Copa do Mundo e cannabis  

Em 2022, o evento acontece em um país com regras rígidas sobre o uso de cannabis. Entenda como as seleções favoritas se posicionam a respeito da planta e como os atletas poderiam se beneficiar se o uso de CBD fosse permitido

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!