10 filmes e séries com personagens maconheiros 

Tempo de leitura: 4 min

Publicado em

O mundo do audiovisual usa a cannabis como pano de fundo para muitos filmes e séries, já que é um tema que pode ser divertido e, ao mesmo tempo, servir de crítica
personagens maconheiros

O cinema tem a maconha como tema recorrente de seus filmes, seja para tratar do assunto para discutir o tema da guerra às drogas, como também para entreter o público – sejam eles usuários de cannabis ou não. Existem também documentários que abordam diversas temáticas que perpassam a cannabis e algumas obras até retratam os “maconheiros”, tendo eles como personagens principais e que se tornaram icônicos ao longo dos anos. Quem nunca ouviu falar em Cheech & Chong, por exemplo? 

Vamos listar alguns desses filmes e séries abaixo para você curtir, sóbrio ou chapado. Depois nos conte nos comentários qual obra que a gente não mencionou e que ninguém pode deixar de assistir!

Fonte: Pinterest

Cheech & Chong – Queimando Tudo 

Existem muitos filmes estrelados por essa dupla estadunidense humorística. “Queimando Tudo” foi lançado em 1978, e a narrativa gira em torno de dois amigos que acabam sendo presos e deportados para o México, mas, para voltarem aos Estados Unidos, passam por aventuras em uma caminhonete que é toda feita de maconha. Um longa de muito humor e, claro, muita “chapação”. 

70 show cannabis
Fonte: IMDb

That ‘70s Show 

A série estadunidense clássica do final dos anos 1990 se passa boa parte do tempo no porão da casa dos Forman’s, com um grupo de amigos do colegial que, depois de fumarem muita maconha, contam seus causos e aventuras cheias de humor. Após 8 temporadas, a obra chegou ao fim, mas em 2023 volta com um spin-off na Netflix chamada “That ‘90s Show”, que terá o mesmo pano de fundo como narrativa, mas, dessa vez, com a filha de Eric Forman.  

O Pico da Neblina 

Brasileira, essa série é uma das mais atuais que falam sobre maconha. Apesar dos personagens principais fumarem cannabis, a obra não se passa em torno disso e, sim, da legalização da planta no Brasil e seus impactos no mercado ilegal. O humor é presente, mas a série, na verdade, traz uma problematização importante de como a regulamentação das drogas no país deve ser inclusiva a respeito das pessoas negras e periféricas que já trabalham com maconha ilegalmente. 

Fonte: AdoroCinema

Vício Inerente 

Dirigido por Paul Thomas Anderson, essa comédia policial, lançada em 2014, se passa nos anos 1970, na Califórnia. A narrativa é sobre um detetive, estrelado por Joaquin Phoenix, que investiga o desaparecimento de sua ex-namorada. Toda a investigação é feita à base de muita maconha. Além de Joaquin Phoenix, o filme também é estrelado por outros grandes atores de Hollywood, como Reese Witherspoon e Owen Wilson. 

Fonte: Twitter

Segurando as Pontas 

Também conhecido como The Pineapple Express, a narrativa foi roteirizada por Seth Rogen, que interpreta o personagem principal, Dale Denton. Ele é obcecado por uma cepa rara de cannabis que, após fumá-la, lhe traz um monte de consequências: ele e seu vendedor, Saul Silver (James Franco), passam a ser perseguidos por um traficante perigoso e um policial corrupto. 

Fonte: Pinterest

O Grande Lebowski 

Dirigido pelos grandes Irmãos Coen, O Grande Lebowski é um dos filmes mais conhecidos dos maconheiros. O personagem Jeff Lebowski, também chamado de “The Dude”, é um desempregado convicto que acaba sendo confundido com um milionário que teve sua esposa, Bunny, sequestrada por bandidos perigosos. Quando Lebowski se encontra com o homem rico, ele acaba se envolvendo no resgate de Bunny.   

Medo e Delírio em Las Vegas 

Um dos maiores clássicos de comédia e aventura, esse filme acompanha as aventuras de Raoul Duke e seu companheiro Dr Gonzo a caminho de Las Vegas para participar de um evento de promotores públicos. Nessa jornada, os dois estão à base de todos os tipos de drogas ilegais, inclusive maconha e álcool.  

How I Met Your Mother 

Na série, os melhores amigos Ted e Marshall vez ou outra lembram de momentos em que eram jovens e se divertiam “comendo um sanduíche”, que nada mais era uma do que uma metáfora para “fumando maconha”. Um dos episódios mais icônicos do seriado é quando decidem fumar, como adultos, durante um show e ficam em um looping eterno para tentar encontrar tacos. 

Scooby Doo  

O desenho animado nunca mostrou o Salsicha fumando maconha, mas ele sempre está com sintomas de estar “chapado”, como os olhos vermelhos e morrendo de larica. Outra evidência é de que ele e o Scooby estão sempre um pouco mais perdidos do que seus amigos em relação às investigações — essa ideia de ser “avoado”, ou no vocabulário dos maconheiros “sequelado”, é comumente relacionada à maconha em filmes e séries. 

Friends 

Nenhum dos personagens como adultos é maconheiro, mas Ross Geller, o mais nerd da turma, fumou maconha quando jovem e seus pais o pegaram no flagra. Ele, então, culpou Chandler e, até adultos, os Gellers acreditavam que seu amigo é que era a “má influência”. Fica claro que, neste seriado, a maconha ainda é vista com muito preconceito. 

Esses não são os únicos filmes e séries que retratam maconheiros – esse é um universo enorme, porque a cannabis é um bom tema para tratar em obras, principalmente de comédia. Com certeza, nos próximos anos, esse será um assunto ainda mais frequente na sétima arte, já que a regulamentação da planta é cada vez mais comum mundo afora. 

Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Monica s torres
Monica s torres
6 meses atrás

“O barato de Grace”ótimo filme

Maria Riscala
Admin
6 meses atrás

Oi Monica, eu também acho!! Antigo mas ainda me faz rir muito!!

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!

    2
    0
    Nós adoraríamos saber sua opinião, deixe seu comentário!x