Métodos de pesquisa da Kaya Mind

Com o objetivo de captar dados do setor da maconha, ainda pouco explorados no Brasil e no mundo, a Kaya Mind utiliza métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa

Uma das muitas consequências geradas pela marginalização histórica da cannabis é a inexistência de dados transparentes que permitam avançar no debate social e cultural, balizar políticas públicas e munir decisões de negócio de entes privados e instituições. Como exercício de comparação, a polêmica gerada pelo cancelamento do Censo do IBGE, que até o momento da redação deste texto está em julgamento no STF, é tão importante porque justamente não provê a munição necessária para que a federação, os estados e municípios tomem decisões mais assertivas e que levem em consideração as nuances de cada população, fazendo com que os avanços sociais e econômicos se tornem muito mais penosos e demorados. 

Métodos de pesquisa

Apesar das complicações que o Brasil apresenta, existe uma intensa movimentação acontecendo no país nos dias de hoje, protagonizada por agentes do governo, mercado, instituições, pessoas e tantos outros. Tal cenário incipiente, que pegou tração em meados da década passada, tem se profissionalizado com o passar dos anos conforme o debate amadurece lentamente e os exemplos observados em países, cuja legislação é mais inclusiva, se multiplicam. 

A Kaya Mind surge nesse contexto para ser uma catalisadora do setor, ao captar todas as informações que, a princípio, são desconexas, e transformá-las em dados que impulsionam e empoderam todos aqueles que querem promover um trabalho sério, necessário e livre de preconceitos no Brasil. Mas como fazemos isso?  

 

Métodos de Pesquisas qualitativas

O primeiro passo, seguramente, é entender que a cultura nacional permeia o jeito com que as tratativas são feitas no país em todas as esferas, sejam elas decisões políticas, a aceitação de um remédio por um paciente ou o que leva um consumidor a optar pela marca x e não y. Pesquisas qualitativas auxiliam a desenvolver melhor a dimensão sociocultural em aspectos que dizem respeito a valores, opiniões, representações, comportamentos, práticas, formas de relação, usos e costumes de determinado grupo. Além disso, requerem múltiplas abordagens para compor uma representação fidedigna daquele grupo em questão, uma vez que se preocupa menos em achar padrões que se repetem e mais em captar pontos essenciais na interação dos players. Vale ressaltar que, apesar de ser diferente da metodologia QUANTI, a metodologia QUALI não está isenta de parâmetros e normas que possam qualificá-la com status válido e científico. Outro ponto crucial é a fundamentação sólida do público-alvo do estudo, pois, historicamente, é um dos pontos de maior ruído de informação em pesquisas qualitativas visto que determinadas pré-condições precisam ser atendidas para que a manifestação individual possa representar o conjunto. 

 

Métodos de Pesquisas quantitativas

Diferente da pesquisa qualitativa, que busca a intensidade do fenômeno (aquilo que os torna específicos), a quantitativa trata da magnitude dos objetos de estudo e se interessa por aspectos que se repetem e podem ser contados, identificando padrões presentes. Os dados captados pela Kaya são obtidos de diferentes maneiras, sejam elas códigos, pesquisas de campo ou pesquisas qualificadas, e passam por um longo processo até serem validados como informações relevantes para usar como ponto de partida de qualquer análise. Algumas partes do processo incluem selecionar rigorosamente as fontes primárias, estressar os dados em um período de tempo para identificar inconsistências, compará-los com informações pré-existentes para balizar escalas de tamanho, calcular amostras que garantam uma representação fiel do universo total, enriquecê-los com dados de mercado, inserir as métricas e categorias internas para garantir que todas as informações estão na mesma régua e tantos outros passos que compõem a inteligência de mercado da Kaya Mind.

 

Dados para superar desafios

A missão de trazer mais transparência e informação com rigor para o setor da maconha é especialmente desafiadora porque envolve o conhecimento de mercados muito distintos que a planta toca, de medicamentos a isolantes térmicos. Assim, um processo de construção que garante os dados mais confiáveis possíveis leva tempo, é vivo e está em constante evolução, avançando conforme o debate sobre a cannabis se normaliza no Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter!

    Compartilhe essa informação!

    Contato

      2 comentários em “Métodos de pesquisa da Kaya Mind”

      1. With the development of the economy, my country is manufacturing industry is rapidly transforming into high end and technology cialis coupons La possibilitГ  di selezionare il prodotto necessario e acquistarlo online consente di evitare le spese per l allestimento di una farmacia tradizionale

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.