Cannabis e odontologia: qual a relação?

Escrito por

Escrito por

Lara Santos

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em

A cannabis pode tratar diversas condições médicas, inclusive aquelas que são relacionadas com a tratamentos odontológicos. No Brasil, dentistas já são autorizados a prescrever a planta

O avanço dos estudos em torno dos benefícios medicinais da canabis vem despertando interesse de milhares de pacientes e de profissionais que podem atuar com a planta. É o caso dos dentistas, por exemplo, que, no Brasil, já podem prescrever cannabis para diferentes circunstâncias e condições médicas odontológicas. Essa é uma evolução extremamente relevante, tanto no quesito mercadológico como de saúde, já que o Brasil é o país com mais dentistas no mundo – eles representam por volta de 19% do total global de profissionais, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Quais são os benefícios terapêuticos da cannabis para uso odontológico?

A cannabis tem uma série de princípios ativos que oferecem propriedades terapêuticas importantes ao organismo humano e até animal. Isso porque seus compostos interagem com o sistema endocanabinoide, que é responsável por modular as funções do corpo para ele entrar em equilíbrio.

Por isso, a cannabis pode auxiliar no tratamento de diversas condições médicas e outros processos do corpo que geram desconfortos. Na odontologia, por exemplo, ela também pode ter um papel importante, já que a boca desempenha diversas funções e é porta de entrada para uma série de problemas que podem acometer o organismo.

Com seus efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e ansiolíticos, a cannabis se torna uma alternativa importante para tratar diversas questões odontológicas.  

Quais questões odontológicas podem ser tratadas?

Apesar dos estudos científicos ainda serem preliminares, as atuais evidências apontam que as propriedades terapêuticas da cannabis podem auxiliar em tratamentos odontológicos como:

  • Síndrome miofascial (pressão sobre pontos sensíveis dos músculos causa dor em partes do corpo);
  • Distúrbios da articulação temporomandibular;
  • Gengivite;
  • Pós-operatório de cirurgias e implantes;
  • Bruxismo; e mais.

Mesmo com poucos estudos, pode-se afirmar que o uso da cannabis para tratar condições médicas é seguro e não oferece efeitos colaterais como outros medicamentos convencionais.

Qual médico pode receitar cannabis?

Em 2020, a Anvisa publicou uma regulamentação que estabeleceu os parâmetros para a prescrição de derivados da cannabis para uso no Brasil. Assim, médicos e dentistas passaram a ser oficialmente autorizados a receitar medicamentos à base da planta para seus pacientes.

Em outubro de 2022, o CFM (Conselho Federal de Medicina) mudou algumas de suas normas e definiu que a prescrição de cannabis só poderia ser realizada para casos de epilepsia refratária, excluindo a possibilidade de tratamento de outras condições médicas. Essa decisão, no entanto, não mudou o posicionamento do CFO (Conselho Federal de Odontologia) e nem a liberdade dos dentistas a atuarem com a planta no país.

Hoje, portanto, é possível receber tratamentos odontológicos à base de cannabis medicinal no Brasil. Para isso, o dentista precisa estar cadastrado no Conselho Regional de Odontologia e é importante realizar um curso de especialização sobre o tema. A depender da prescrição, é possível adquirir medicamentos importados, com maior variedade, nas farmácias e por meio de algumas associações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

copa do mundo e cannabis
Lara Santos

Copa do Mundo e cannabis  

Em 2022, o evento acontece em um país com regras rígidas sobre o uso de cannabis. Entenda como as seleções favoritas se posicionam a respeito da planta e como os atletas poderiam se beneficiar se o uso de CBD fosse permitido

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!