Principais benefícios terapêuticos da cannabis para atletas

Com maior acesso e conhecimento sobre as propriedades terapêuticas da cannabis, atletas buscam esses benefícios para tratar lesões e outras consequências comuns do esporte 

Nos últimos anos, os benefícios de vincular a cannabis e os esportes têm recebido cada vez mais atenção. Afinal, o meio esportivo profissional tem mudado suas regras em relação à planta, autorizando o uso de canabidiol para esportistas, ao mesmo tempo que as pesquisas científicas a respeito de seus potenciais medicinais avançam significativamente e influenciam regulamentações ao redor do mundo. 

A primeira grande mudança foi em 2018, quando a Wada (Agência Mundial Antidoping) retirou o canabidiol da lista de substâncias proibidas nas competições esportivas. Dois anos depois, a agência de controle também inseriu os outros princípios ativos da cannabis em uma nova classificação que causa penas mais brandas. Assim, muitas federações e ligas esportivas começaram a adequar seus padrões normativos à Wada.

 

Por que atletas precisam dos benefícios terapêuticos da cannabis?

Primeiro, é importante entender que, para praticantes de esportes, principalmente de alto rendimento, a cannabis pode ser capaz de quebrar um ciclo vicioso causado pelo uso constante de medicamentos sintéticos. Atletas consomem com frequência esses remédios, já que convivem diariamente com consequências de lesões causadas por diversos fatores na atividade esportiva, mas esses produtos interrompem por completo a inflamação do corpo, processo importante para a recuperação muscular. Ainda, os opioides, por serem altamente eficientes e terem efeito quase que imediato, tornam-se mais atraentes e, portanto, viciantes. 

Em 2021, a Kaya Mind entrevistou o skatista profissional Bob Burnquist que tem uma longa relação com o uso da cannabis para o tratamento de lesões causadas por esportes e, atualmente, tem uma marca de produtos à base de cannabis chamada Farmaleaf que, em breve, estará disponível para o público brasileiro.

Além das lesões – indiretas, diretas, atraumáticas e traumáticas – que causam dor, os atletas profissionais também sofrem com ansiedade e insônia por conta dos treinamentos noturnos, a sensação de pressão antes de competições, o uso de cafeína e outras substâncias legais estimulantes, o jet lag ou cansaço após viagens de longas distâncias etc. Todas essas condições, além de serem desagradáveis, impedem uma recuperação completa do corpo lesionado do atleta, além de impactar seu sistema imunológico.

As síndromes de overreaching e overtraining também são consequências comuns entre atletas de alto rendimento. O primeiro é causado por treinamento excessivo e tempo insuficiente de recuperação depois da atividade física, levando a um estado de baixo desempenho e fadiga crônica. Já o segundo é resultado de um mal planejamento do treinamento, tornando-o excessivo em um curto período de tempo, acarretando alterações emocionais, hormonais, imunológicas etc. O overtraining também pode ser um efeito do overreaching, caso não seja tratado adequadamente.

tipo de lesão esportiva

 

Vantagens da cannabis aos atletas 

A cannabis contém fitocanabinoides, terpenos e canaflavinas, três substâncias que têm efeitos medicinais importantes. Estudos apontam que elas podem ser capazes de tratar inúmeras condições médicas, pois interagem com o sistema endocanabinoide, presente naturalmente no corpo humano e que promove o equilíbrio de todas as funções do organismo. 

cannabis para lesões de atletas

As propriedades terapêuticas da cannabis tem potenciais analgésicos, anti-inflamatórios, neuroprotetores, ajudam a dormir, aliviam a fadiga, reduzem o estresse e a ansiedade, protegem o sistema imunológico e muito mais. A partir de suas funções anti-inflamatórias, elas oferecem um tratamento que potencializa a regeneração muscular e processo cicatricial, o que é muito importante para os atletas e é o oposto do que os medicamentos sintéticos oferecem. Ainda, as substâncias da cannabis, em especial o canabidiol, também deve ser visto não só como tratamento, mas como suplemento, pois tem capacidade de prevenir diversas condições médicas. 

O CBD tem suas vantagens mais populares entre os atletas por ser a única substância da cannabis permitida pela Wada, mas o THC, apesar de proibido, também tem funções analgésicas importantes, bem como para outras condições médicas. Sabe-se que o uso conjunto de todos os fitocanabinoides da cannabis é muito mais benéfico do que o uso dos princípios ativos isolados, pois gera o efeito entourage.

No Brasil, já existem diversos produtos à base de cannabis que podem ser adquiridos por meio da importação ou venda nas farmácias, como os isolados, broad-spectrum e full-spectrum. Se quiser conhecer mais sobre esses diferentes produtos, não deixe de conferir o texto de produtos medicinais à base de cannabis à venda no Brasil.

fitocannabinoides para atletas

Vale dizer que algumas formas de consumo medicinal da cannabis podem ser prejudiciais para a saúde a depender da dose e do contexto. Por exemplo, fumar a planta pode piorar o sistema imunológico e causar inflamações, além de trazer consequências importantes para o pulmão. Portanto, não são todos os usos que seriam recomendados para os pacientes. A vaporização, por outro lado, pode ser uma alternativa viável para os pacientes que, tendo a recomendação médica e precisando de uma rápida ação dos fitocanabinoides, poderiam fazer o consumo da erva seca, de concentrados ou do próprio óleo medicinal. Nesse texto, você pode entender um pouco melhor sobre os diferentes tipos de vaporizadores disponíveis no mercado, suas diferentes características, vantagens e usos. 

Cada pessoa, bem como cada atleta, seja profissional, amador ou eventual, tem uma necessidade física e deve se consultar com um profissional da saúde para entender quais os produtos ideais para sua condição.

No relatório gratuito “Cannabis e Esportes”, você pode entender com mais profundidade como as propriedades terapêuticas da maconha podem transformar o meio esportivo, tanto em relação aos benefícios para os atletas, como economicamente para o Brasil. 

Cadastre-se em nossa newsletter!

    Compartilhe essa informação!

    Contato

      1 comentário em “Principais benefícios terapêuticos da cannabis para atletas”

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.