1001 usos do cânhamo: avião feito e movido por fibras da planta

Escrito por

Escrito por

Lara Santos

Tempo de leitura: 2 min

Publicado em

A aviação é responsável por grandes impactos ao meio ambiente e uma empresa canadense pode ter encontrado uma solução para o problema por meio do cânhamo

A Kaya Mind lançou uma série de oito textos sobre as diferentes utilidades do cânhamo, subespécie da Cannabis Sativa L. que tem fins industriais e costuma ser cultivada com menos de 1% de THC e, portanto, não tem propriedades psicotrópicas. Vale ressaltar que, para além dos usos abordados a seguir, a planta tem inúmeras outras finalidades, tornando-se uma alternativa sustentável e interessante para diversas indústrias. O texto dessa semana fala sobre um avião feito de cânhamo e que ainda é movido pela planta! 

avião de cânhamo

Em outras publicações desta série, explicou-se que o cânhamo é uma planta da qual se extrai uma fibra resistente e sustentável. Isso se evidencia ainda mais quando uma empresa canadense, chamada Hempearth e especializada em produtos derivados da planta, cria uma aeronave em que todas as peças, desde os assentos até as asas, são compostas por cânhamo, inclusive o combustível. 

A fibra do cânhamo é 10 vezes mais forte do que o aço e, portanto, aguenta muito peso – o bastante para sustentar pessoas. Ao mesmo tempo, o material é mais leve e flexível do que o alumínio e a fibra de vidro, ambos comuns no processo de como é feito um avião, o que faz com que o uso de combustível seja muito menor para alçar voo. 

Conheça o avião feito de cânhamo

O avião de maconha da Hempearth, que foi o primeiro do mundo a ser desenvolvido com essa matéria-prima, tem 11 metros de envergadura,  assemelhando-se a um mini jato, e comporta até cinco passageiros, incluindo o piloto. Além da questão da resistência e leveza, a empresa se preocupou com a sustentabilidade do produto. Diferente do aço, produzido a partir da mineração, e da fibra de carbono, feita de plástico, o cânhamo é uma planta que precisa de menos água e território cultivável do que o algodão, bem como devolve nutrientes ao solo. 

O mesmo serve em relação ao combustível da aeronave: ele é 100% feito de cânhamo e, portanto, é um biocombustível por não ser desenvolvido a partir de combustíveis fósseis, grandes responsáveis pelas emissões de carbono e conhecidos por não serem renováveis. 

Benefícios do avião feito de cânhamo para o meio ambiente

De acordo com uma pesquisa da Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, baseada em um período de 2000 a 2018, a aviação é responsável por 3,5% do aquecimento global. Ainda que pareça uma porcentagem pequena, ela é, na verdade, extremamente significativa quando se vê as consequências ambientais de hoje. Com aeronaves feitas de cânhamo, como esse avião do Canadá, não só os voos teriam chance de ser mais seguros, como, também, menos prejudiciais ao meio ambiente.

Na próxima semana, será possível acompanhar o lançamento do último texto, sendo que contempla um uso diferente do cânhamo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

óleo full-spectrum
Lara Santos

O que é full-spectrum? 

Os produtos medicinais de cannabis são diversos e uma das classificações mais conhecidas são os “full-spectrum”; entenda para que serve e como se diferencia de outros no mercado

Leia mais

Não perca nossos conteúdos!

Se inscrevendo em nossa newsletter você fica sabendo de todas as novidades que rolam por aqui e recebe nossos relatórios e promoções em primeira mão!